Remoção de Dependentes Químicos

Remoção de Dependentes Químicos


A decisão de internar um ente querido com dependência química em uma clínica de reabilitação é, definitivamente, um momento bastante difícil, afinal droga desestrutura não apenas o usuário, mas também a família dele.

Lidar com as consequências do vício provoca um desgaste físico e emocional em todos os envolvidos.  Diante desse cenário, a internação se apresenta como a solução mais adequada para a recuperação desse dependente.

Para conduzir o usuário à clínica em segurança, se faz necessária a utilização dos serviços de remoção de dependentes químicos.

A escolha de uma boa clínica que ofereça esse serviço é o primeiro passo rumo à recuperação do paciente, pois o tratamento já começa quando a remoção é feita da maneira correta.

O Grupo Reabilitar Vidas dispõe de uma equipe especializada na remoção de dependentes químicos, a qual prioriza a integridade física e mental do paciente.

 

Em que situações a remoção de dependentes químicos é indispensável?

A remoção de dependentes químicos se faz necessária quando o usuário oferece risco a si mesmo ou aos seus familiares.

Na maior parte dos casos de dependência química, o paciente se encontra alheio à real gravidade do seu quadro clínico e por isso rejeita qualquer alternativa de tratamento.

Ele acredita firmemente que tem controle sobre o vício e que todos ao seu redor estão se preocupando sem necessidade. É óbvio que sem o tratamento adequado, o dependente acaba chegando a um estado lastimável.

Nesses casos, cabe à família a decisão de solicitar a remoção do dependente para uma clínica de reabilitação onde ele terá o apoio necessário para superar o vício.

No Grupo Reabilitar Vidas, o paciente poderá contar com a assistência de uma equipe de profissionais qualificados e preparados para ajudá-lo a combater a dependência e a retomar o controle da sua vida.

 

Tipos de remoção de dependentes químicos

Existem 2 tipos de remoção. Veja a seguir:

  • Remoção Voluntária ou Simples

Ela é indicada para o paciente que está consciente da gravidade da sua situação e que deseja de maneira espontânea se internar. Nesse caso, ele é transportado para a clínica com o suporte de uma equipe técnica que lhe proporcionará segurança e conforto, além de tranquilidade para a família.

  • Remoção Involuntária

Ela é indicada para pacientes que, devido ao alto grau de dependência em que se encontram, não possuem discernimento para decidirem por si próprios se querem ou não se submeter ao tratamento. Essa decisão, portanto, parte dos familiares que solicitam sua remoção involuntária.

É importante que a família passe o máximo de informações possíveis sobre o nível de dependência do paciente, seu estado de saúde, o uso de medicamentos e uma potencial agressividade, entre outros dados que possam ser solicitados pela equipe, a fim de que ela ofereça um atendimento adequado e eficiente.

O Grupo Reabilitar Vidas oferece serviços de remoção para todo o país com equipe treinada para resgatar o paciente de forma responsável e humanizada. Venha conhecer nossa equipe!