(11) 93003-2904 (24h) (11) 93003-2904 (11) 93003-2904
Chamar pelo WhatsApp

Quais são os motivos que levam uma pessoa a usar drogas?


Quais são os motivos que levam uma pessoa a usar drogas?

Quem possui familiares ou amigos dependentes químicos sabe o quanto é difícil lidar com alguém querido nesta situação. Também é comum um sentimento de impotência e de culpa por não ter percebido os fatores que levaram esta pessoa a este estado.

Nestes momentos, o importante é procurar ajuda especializada, como a oferecida pelo Grupo Reabilitar Vidas, e receber apoio para entender o que está acontecendo e qual o papel dos entes queridos no tratamento.

Um dos pontos iniciais deste processo é a identificação de quais foram as razões que desencadearam o uso de substâncias químicas.

 

O que é a dependência química?

Como ponto de partida para o tratamento, é importante entender que o vício do álcool ou das drogas psicoativas não é uma frescura ou falta de caráter.

Podemos definir a dependência química como uma doença crônica caracterizada pelo uso constante de substâncias que causam sensações de prazer e de alívio, sendo um mecanismo de escape para o que acontece em seu dia a dia.

E daí a dificuldade em lidar com esta situação: os efeitos destas substâncias são momentâneos e, uma vez sóbrio, este indivíduo sente seus problemas de uma forma ainda mais aflorada, o que o leva a procurar novamente a droga para se livrar deste sentimento. É por isso que se trata de um círculo vicioso.

Por esta razão, é essencial refletir sobre o porquê o usuário passou a utilizar estas substâncias.

 

As principais causas

Em linhas gerais, a dependência de álcool e de drogas está vinculada às seguintes razões:

  • Influência de pessoas próximas

Geralmente, a droga é apresentada por alguém do círculo pessoal do indivíduo, seja um vizinho, amigo da escola, da faculdade ou do trabalho. Por vir de um conhecido, ela não parece ser perigosa e a pessoa acaba por aceitá-la.

  • Problemas emocionais

Outro fator é a dificuldade em lidar com os próprios sentimentos. Ao longo da vida, muitas pessoas não desenvolvem mecanismos para entender e tratar frustrações, erros, tristeza, sofrimentos e fragilidades de forma saudável.

Apesar de serem sentimentos comuns a todo ser humano, não são todos os que sabem disso ou que encontram espaço para falar abertamente sobre o que estão sentindo.

  • Aceitação Social

A droga também pode ser um caminho para ser aceito em um determinado grupo ou espaço. Se o indivíduo é mais tímido, ele pode usá-la para se mostrar mais extrovertido.

Algo recorrente entre adolescentes, por exemplo, o uso do álcool ou da maconha é visto como cartão de acesso para ser pertencente a um grupo, receber destaque e até mesmo ser “respeitado” por outras pessoas deste círculo.

  • Histórico familiar

Também não são raros os casos de dependência química na família. Seja um pai alcoólatra, um tio usuário de drogas psicoativas, eles são figuras que exercem influência sobre os demais e podem influenciar o comportamento de outros membros.

Se, por exemplo, alguém cresce vendo uma pessoa a quem está constantemente ligado usando álcool e/ou drogas, ele pode querer experimentar para entender como é a sensação.

Conte com o Grupo Reabilitar Vidas para oferecer ajuda especializada para o seu ente querido, assim como para você, que precisa lidar com o que se chama co-dependência, sofrendo os efeitos do problema.

Blog

Como deve ser o tratamento para dependentes do crack

Como deve ser o tratamento para dependentes do crack

A dependência do crack deve ser levada a sério. Além dos problemas que começam a aparecer no trabalho, nas relações com familiares e com amigos,

Como ajudar um dependente químico em tratamento?

Como ajudar um dependente químico em tratamento?

Ninguém está preparado para ajudar um dependente químico até que haja um caso na família ou no círculo de amigos.

Quais são os motivos que levam uma pessoa a usar drogas?

Quais são os motivos que levam uma pessoa a usar drogas?

Quem possui familiares ou amigos dependentes químicos sabe o quanto é difícil lidar com alguém querido nesta situação.

Aceitamos Planos de Saúde

planos de saude