(11) 93003-2904 (24h) (11) 93003-2904 (11) 93003-2904
Chamar pelo WhatsApp

Como ajudar um dependente químico em tratamento?


Como ajudar um dependente químico em tratamento?

Ninguém está preparado para ajudar um dependente químico até que haja um caso na família ou no círculo de amigos. Por isso, é normal sentir-se confuso e até mesmo impotente ao ver uma pessoa querida utilizando álcool e/ou drogas ilícitas e não saber como apoiá-la.

Procurar ajuda especializada, como a oferecida pelo Grupo Reabilitar Vidas, é o primeiro passo para iniciar o tratamento correto desta doença. Entretanto, o dependente também precisará do suporte de pessoas próximas para fazer o tratamento de reabilitação e se inserir socialmente, uma vez fora da clínica.

 

Pequenas atitudes de apoio que fazem toda diferença

Quando a família chega à conclusão de que o dependente precisa de ajuda profissional, é importante que ela adote determinadas posturas em sua relação com este indivíduo na pré-internação e ao longo do tempo em que ele estiver na clínica de reabilitação.

Saiba agora algumas ações simples que podem ser tomadas e que auxiliam no tratamento do usuário:

  • Trate o vício como doença

Devido à desinformação ou mesmo sentimentos de raiva e desapontamento, algumas pessoas consideram a dependência química um exemplo da falta de caráter do indivíduo, tachando-o uma "pessoa ruim" ou um "vagabundo".

Na realidade, qualquer um pode desenvolver a dependência química em qualquer momento da vida, pois ela é uma doença crônica. E, já que o vício é considerado uma enfermidade, o indivíduo não escolheu passar por isso.

  • Esteja aberto para conversar

Abra espaço para um diálogo com o usuário, sem fazer acusações. Muitas vezes a dependência é motivada por não saber lidar com os próprios sentimentos, o que faz com que ele busque o alívio momentâneo da droga.

Uma conversa tranquila, com palavras de incentivo e uma escuta atenta são importantes para que a pessoa possa desabafar sem julgamentos e entender a gravidade do seu atual estado. É essencial que ele enxergue ali um porto seguro.

  • Dê tempo ao tempo

Agressões e palavras mal ditas no auge dos efeitos psicoativos podem gerar constrangimentos quando o usuário estiver sóbrio.

Assim, é recomendável abrir espaço para o diálogo, mas também respeitar o tempo do dependente, seja para pensar sobre o acontecido como também se sentir à vontade para procurá-lo, pedir desculpas e conversar.

  • Imponha limites à relação

Procure evitar abusos e chantagens psicológicas do usuário. Por vezes, o dependente pode querer se aproveitar da relação de confiança que possui com o ente querido para buscar vantagens em benefício próprio.

É importante estar atento às atitudes exageradas e apresentar de antemão até que ponto sua ajuda é possível e o papel protagonista que ele deve ter em sua recuperação.

Lembre-se: quem ajuda também precisa de ajuda

Ninguém está naturalmente preparado para uma situação tão difícil como esta. E é por isso que os familiares e amigos também precisam de ajuda especializada para saber o que fazer nestes casos e como ajudar este dependente a voltar a ter uma vida normal.

O Grupo Reabilitar Vidas oferece o apoio necessário para a família de seus pacientes, trabalhando para que todos deem juntos um passo adiante. Venha nos fazer uma visita!

Blog

Como deve ser o tratamento para dependentes do crack

Como deve ser o tratamento para dependentes do crack

A dependência do crack deve ser levada a sério. Além dos problemas que começam a aparecer no trabalho, nas relações com familiares e com amigos,

Como ajudar um dependente químico em tratamento?

Como ajudar um dependente químico em tratamento?

Ninguém está preparado para ajudar um dependente químico até que haja um caso na família ou no círculo de amigos.

Quais são os motivos que levam uma pessoa a usar drogas?

Quais são os motivos que levam uma pessoa a usar drogas?

Quem possui familiares ou amigos dependentes químicos sabe o quanto é difícil lidar com alguém querido nesta situação.

Aceitamos Planos de Saúde

planos de saude